sábado, 19 de fevereiro de 2011

A União faz a força, a união faz a diferença Eclesiastes 4. 9-12.

Pr. Josafá
IGREJA BATISTA LÍRIO DOS VALES


Houve uma reunião em uma marcenaria, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças.
O martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o Parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembléia recomeçou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores! Ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos.

- Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes. Então a assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir belos móveis da mais alta qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.
O mesmo ocorre com os seres humanos. Basta observar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrario, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades...

Isto é para os sábios!

OPINIÃO:


 Baseado nesta estória contada aí acima. Quero deixar minha reflexão sobre os resultados que trará o esforço concentrado de toda a Guarda Civil Municipal de Valença em prol do bem comum, até mesmo por uma questão de sobrevivência, especialmente no que diz respeito aos interesses e às causas a que esses homens evidenciam seus mais significativos esforços na perspectiva de fazer acontecer quando alguns não ligam pra o que está acontecendo e outros indiferentemente nem sabem que alguma coisa está acontecendo.
A visão do coletivo deixa de ser essencialmente personalista e passa a ser uma visão de grupo, sendo que a busca por vivenciar uma visão de conjunto, requer esforços concentrados e alem do mais, dispensa conflitos internos, ainda que ocorra, são resolvidos na esfera íntima da corporação. Não se pode descartar uma idéia quando ela não é exclusividade nossa, mas, se trabalha no seu contexto, adequando-a ao consenso coletivo fazendo da mesma um projeto do grupo para o bem de todos.
Em uma instituição, só há resultados porque todos colaboram para o bem comum, levando em conta a parceria que a todos beneficia, ainda que isto custe algo como uma parcela do individualismo nosso para o bem do colegiado, inexoravelmente fará que sobrevivamos às tenazes tentativas de aniquilamentos esdrúxulas, venham de quem vierem, sobreviveremos.
Viva a Guarda Civil Municipal de Valença-Bahia.

Parabéns a todos da corporação.


Josafá Souza Costa
Teólogo, pastor e psicanalista clínico e Dr. Honoris Causa em Educação Religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS OPINIÕES EXPRESSAS NOS COMENTÁRIOS, NÃO REPRESENTAM A OPINIÃO DO NOSSO BLOG.
NÃO SERÃO ACEITAS POSTAGENS CONTENDO NOMES, PALAVRÕES OU CONTEÚDOS DEPRECIATIVOS.

OBRIGADO POR COMENTAR!